- - - - - - - Sejam bem Vindos - - - - - - - -

Matérias e artigos escritos por Cleunice Monteiro,
aluna da escola de rádio (repórter) Padre Roberto Landell de Moura. Escola de rádio oficializada pelo sindicato dos radialistas.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Assédio Moral

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes com freqüência durante a jornada de trabalho e na execução de suas funções, em nosso país ainda não há lei específica para o assédio moral, mas pode ser julgado por condutas do artigo 483 da CLT.No entanto é importantíssimo haver uma lei específica para o assédio moral, pois é um problema seriíssimo tanto no setor privado como no público. Podemos observar que quem tem poder, tem mais argumentação, o dono do negócio, só com mobilização, greve e os trabalhadores unidos, vão ter força necessária para combater o assédio moral no âmbito do trabalho.
Entretanto se analisarmos a nossa educação cultural, iremos ver que é uma cultura escravista que temos, vem de geração em geração, vem de muitos anos, pois foi com o trabalho escravo que, graças primeiro ao índio, constrói a sociedade na qual se forma a nossa cultura. Portanto já somos acostumados em ser mandados, dizer amém para tudo, e isso nos impede de dar o valor merecido que temos, devemos ser mais questionadores, pois hoje ainda há trabalhadores que não possui o comunicado de acidente de trabalho, não tem prevenção interna de acidente e não questionam, vão sentir o problema na hora que ocorrer um acidente de trabalho.
Percebe – se que muitos trabalhadores sofrem pressão, e por não agüentarem acabam tendo sérios problemas de saúde, é necessário haver um acordo entre justiça e saúde, pois o jurídico é lento e estamos falando de vida, a saúde é um bem lastimável. No entanto é raro a comunidade participar, debater, discutir, propor soluções aos problemas do município, há um desinteresse pela causa, entretanto é importante para obter um resultado eficaz, pois todos nos fazemos parte do problema, é preciso haver mudança na mentalidade das pessoas no sentido de democracia, pois todo poder é emanado pelo povo, sem mobilização e organização não terá sucesso na luta contra o assédio moral no âmbito do trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário