- - - - - - - Sejam bem Vindos - - - - - - - -

Matérias e artigos escritos por Cleunice Monteiro,
aluna da escola de rádio (repórter) Padre Roberto Landell de Moura. Escola de rádio oficializada pelo sindicato dos radialistas.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Macumba não existe

Macumba


Macumba não existe. Um homem não tem o poder de fazer mal a outro homem. Deus te acompanha em todos os momentos e lugares, basta acreditar e ter fé que tudo da certo na tua vida, você já um vencedor.

Lutero, um ex- padre católico que viveu na idade média (10/11/1483- 18/02/1546) e desencadeou um processo de conscientização na igreja que redundou na REFORMA. Este movimento atingiu várias regiões na Alemanha, e teve influência cultural e social no mundo inteiro, principalmente na Europa. Tudo começou quando Lutero, preocupado com a salvação eterna, descobriu que havia representantes da Igreja vendendo cartas de perdão dos pecados por dinheiro, chamadas as “indulgências''. Convicto de que isso era um abuso de clérigos corruptos, Lutero escreveu as 95 afirmações contra a venda do perdão, e o pregou na porta da igreja de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517 esta data a ser considerada o Dia da Reforma. Nessas afirmações Lutero procurou mostrar que Deus perdoa de graça a quem crê em Jesus Cristo, e que não se pode comprar o perdão de Deus ou conquistá – lo por méritos ou esforços próprios. Em consequência disso, Lutero recebeu uma ordem do Papa exigindo que ele se retratasse de suas afirmações. Daí descobriu que o próprio Papa estava por trás desses abusos. Como se recusasse a retrar-se, Lutero foi excomungado. Ele não queria fundar uma nova Igreja. Queria, isso sim, uma reforma na Igreja Católica Romona de sua época, mas diante da excomunhão não lhe restou alternativa. Lutero, com suas idéias, recebeu grande adesão de liderança e do povo que estava cansado de ser explorado pela Igreja daquela época e ansiava por reformas. Assim Lutero lutou por uma série de mudanças. Entre elas: determinou que a pregação fosse na língua do povo, e não mais em latim; traduziu a Bíblia para a lígua do povo e defendeu o direito de cada cristão ler e interpretar a Bíblia em busca da verdade e para a edificação de sua fé; incentivou a criação de escolas para que todos pudessem aprender a ler e escrever; defendeu o direito de cada comunidade chamar seus pregadores e professores, ou encaminhar sua demissão, em assembléia geral. Desta forma, favoreceu um processo democrático na Igreja; como cristo é o único intermediário entre Deus e os seres humanos, conforme a Bíblia, Lutero acabou com a prática da oração aos santos e a mãe de Jesus. Os santos, cristão que deixaram um bom exemplo de fé para ser seguido, devem ter sua memória preservada, mas não ser colocados na posição de intermediários entre nós e Deus. Martim Lutero valorizou o trabalho do cristão na sociedade. Tanto o trabalho profissional, como a busca de soluções para os problemas sociais, são trabalhos que agradam a Deus, pois servem ao próximo.
.