- - - - - - - Sejam bem Vindos - - - - - - - -

Matérias e artigos escritos por Cleunice Monteiro,
aluna da escola de rádio (repórter) Padre Roberto Landell de Moura. Escola de rádio oficializada pelo sindicato dos radialistas.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Discriminação

Discriminar é fazer distinção. A discriminação pode ser provocada por indivíduos e instituições, sendo o motivador do preconceito. Preconceito é opinião formada antecipadamente, sem ter conhecimento dos fatos. Provocado apenas por indivíduos; ocorre com freqüência: social, racial e sexual, tal freqüência ocorre devido a contribuição da sociedade, não denunciam o crime. Muitas vezes por falta de provas, medo de sofrer repressão ou por ser constrangido. Se não há denuncia, não há crime. A redução da discriminação só ocorrerá em nosso país, quando as pessoas discriminadas registrar a denuncia e realizar movimentos para combater o preconceito. Observa -se que a desigualdade social é a conseqüência da discriminação tanto de raça, sexo ou social. Esse é um dos maiores problemas do Brasil a má - distribuição de renda. A lei obriga os partidos a terem pelo menos 30% de candidatos do sexo feminino em todas as eleições e as mulheres se aposentam mais cedo do que os homens. Mas ainda, as mulheres são discriminadas, tem salários inferiores aos dos homens embora, tenham a mesma capacidade.
É fato que os negros e os índios são os mais atingidos com a desigualdade social e com o preconceito, por motivos históricos e econômicos. Escravos indígenas foram substituídos pelos escravos negros por sua cultura negar a submissão. O escravo negro gerava tributos para o rei e lucros para os comerciantes. O Brasil foi um dos últimos países do mundo abolir o trabalho escravo.
Em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão em nosso país. Lei 3.353 de 13 de maio de 1888, declara Extinção a Escravidão no Brasil. Mas será que a" questão do índio e do negro" só existiu enquanto o Brasil vivia à escravidão, ou esta hoje ainda presente entre nós? Será que, o fim da escravidão liquidou a dívida da sociedade e do Estado brasileiro com os indígenas e os negros? Será que, a partir da abolição, os índios e os negros se integraram à sociedade, com os diretos iguais aos demais brasileiros, dependendo o sucesso apenas de seu esforço pessoal?
Sem sombra de dúvidas a responda é não. A liberdade aos índios e os negros só teria sido efetiva se fossem amparas com medidas para a integração à nova sociedade. Principalmente acesso à terra. É necessário trabalhar a desigualdade social para que não ocorra a discriminação.