- - - - - - - Sejam bem Vindos - - - - - - - -

Matérias e artigos escritos por Cleunice Monteiro,
aluna da escola de rádio (repórter) Padre Roberto Landell de Moura. Escola de rádio oficializada pelo sindicato dos radialistas.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pobre paga mais imposto que rico .

No Brasil os impostos são mais caros para quem têm menos renda, devido à injusta política tributária do país. A justificativa para a variação entre o peso dos impostos está na forma de cobrança. Como a base de arrecadação em nosso país é forte na tributação indireta, ou seja, esta embutida em alimentos ou bens de consumo, e a classe mais pobre gasta a maior parte da renda em produtos de sobrevivência, paga mais impostos.

Brasileiros que possui mais renda, deve paga mais, quem possui menos renda, deve paga menos. É necessário um sistema tributário mais justo, com igualdade,

levando sempre em consideração o peso do salário, uma pessoa que recebe um salário mínimo não deve pagar o mesmo imposto de quem ganha dez salários. Da forma que ocorre o brasileiro mais pobre está condenado a pagar mais impostos.

Embora o Brasil seja o terceiro em arrecadação, há muitas injustiças, a carga tributária não é distribuída com igualdade. O Brasil precisa de uma reforma tributária com urgência, o novo imposto deve ser cobrado de acordo com a classe social e uma redução do Estado. Para que haja um equilíbrio real na sociedade.

Por Cleunice Monteiro, aluna da escola de rádio Padre Roberto Landell de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário